11/04/2008

SKÁNDALON CAMINHADA PELA TERRA


Com o propósito de chamar a atenção da sociedade para as questões sócio-ambientais, acontecerá, em alusão ao Dia Mundial da Terra (22 de abril), no sábado, dia 26 de abril, em várias cidades brasileiras, o Skándalon Caminhada pela Terra, um movimento pelo planeta e pela sustentabilidade de todas as formas de vida..

Inspirado no Projeto SOS TERRA Arte em Ação, criado em 2004, pelo artista argentino Daniel Acosta, em 2005, esse movimento foi adotado na cidade de Chapecó pela Associação SOS Terra e, assumido como ação de conscientização anual pela Associação Pachamama, com sede em Pelotas, e associados em Florianópolis e diversas cidades brasileiras (Chapecó, SC; Porto Alegre e Pelotas, RS; Brasília, DF; Belo Horizonte, MG; Fortaleza, CE).

O Skándalon Caminhada pela TERRA fundamenta-se nas evidências de que nosso Planeta está doente e precisa de socorro. A Mãe Natureza reclama cuidado, respeito e responsabilidade por parte da humanidade. A Associação PACHAMAMA parte do princípio de que somos todos interdependentes - se os recursos hídricos, a flora e a fauna são degradados, todos sofrem. Considera os homens os principais agentes do desequilíbrio do meio ambiente. Reconhece o egoísmo, a ignorância e a ganância humanas como valores que precisam ser urgentemente substituídos por ações concretas no sentido de promover o restabelecimento de corretas relações entre todos os reinos, enfim a sustentabilidade da vida em todas as suas formas.

A Associação PACHAMAMA fez parcerias com diversas entidades sociais, para a realização do Skándalon Caminhada pela Terra, com o intuito de oferecer à sociedade, um momento de sensibilização pelo nosso Planeta - uma oportunidade de integração e motivação, um despertar dos cidadãos para a responsabilidade que todos nós devemos assumir no sentido de recuperar e tornar saudável o meio ambiente. E mostrar a cada indivíduo que é possível dar sua contribuição para a preservação do Planeta, envolvendo-se localmente com a preservação da Vida em todas as suas formas.

O evento é aberto, a confraternização entre entidades e comunidade é de extrema importância para pensar juntos alternativas para as questões que nos afligem. Haverá também a doação de mudas de árvores, com objetivo de gerar entre os participantes o compromisso com a recuperação da saúde do planeta por meio do plantio, pois uma árvore ao longo de sua existência absorve uma tonelada de gás carbônico, possibilita espaços confortáveis nas cidades refrescando a temperatura, além de gerar novos habitats para a procriação de várias espécies, entre outras coisas.

Convidamos a todos. Venha você também, simbolicamente, mover-se conosco, caminhando... Deixe sua zona de conforto, e o comodismo, caminhe pela terra, e pela sustentabilidade de todas as formas de vida no planeta! Assuma para si mesmo: "EU POSSO FAZER ALGO".

Entre em ação, seja mais um Jardineiro da Mãe Terra!